Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Alsophila capensis (L.f.) J.Sm. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-04-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Ascategorias de ameaça não são aplicáveis para esse espécie uma vez que essa tem ampla distribuição e não apresenta ameaças diretas ou uso. Portanto foiconsiderada "Menos preocupante" (LC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Alsophila capensis (L.f.) J.Sm.;

Família: Cyatheaceae

Sinônimos:

  • > Alsophila capensis subsp. polypodioides ;
  • > Cyathea polypodioides ;
  • > Cyathea capensis ;
  • > Hemitelia capensis ;
  • > Polypodium capense ;
  • > Hemitelia gardneriana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Windisch; Santiago, 2012).Os registros em herbário indicam a ocorrência da espécie em altitudes entre 120 m (5213, Sehnem, PACA) e 2.000 m (Brade, A. C., 16527, NYBG 678609)

Ecologia

A espécie apresenta hábito arborescente, rupícola, cresce em rochas úmidas ou beira de córregos no interior de matas e grutas. Comumente encontrada em florestas com presença de Araucaria angustifolia e Dicksonia sellowiana (Fernandes, 1997)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Asatividades humanas são as que mais ameaçam a conservação do Parque Nacional daSerra dos Órgãos. No local ocorre a extração de espécies madeireiras (cedro ecanela) e árvores de sub-bosque como o palmito. Nos meses entre junho esetembro é comum a origem de focos de incêndio promovidos pelos moradores para eliminarervas daninha ou mesmo por vândalos e baloeiros. No entanto, a maior ameaçapara a região é o crescimento urbano e a construção de condomínios sobre a florestanativa e escarpas de montanhas (Miller etal. 2006)

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A Floresta ombrófila mista (floresta de Araucária), apresentava uma área de distribuição original situada entre 200.000 a 250.000 km². Atualmente os remanescentes florestais não perfazem mais do que 1% da área original, sendo que florestas em estágios primários ou mesmo avançadas não perfazem mais de 0,7% da área original (MMA, 2002). A intensidade da exploração madeireira, desmatamentos e queimadas, substituição da vegetação por pastagens, agricultura, reflorestamentos homogêneos, espécies exóticas e a ampliação das zonas urbanas no sul do Brasil, iniciados nos primeiros anos do século XX, são as principais ameaças às florestas originais. Em Santa Catarina restam a penas alguns remanescentes com aproximadamente 2% da cobertura original, que perfazem 4.000 km², distribuídos em fragmentos dispersos (Medeiros et al., 2000). No Paraná os estudos realizados pelo PROBIO Araucária (FUPEF, 2001), indicam a ocorrência de apenas 0,8% de floresta ombrófila mista em estágio avançado, sendo de distribuição dispersa e em fragmentos pequenos e médios, não superior a 5.000 ha.

1.1 Agriculture
Detalhes No Estado do Rio Grande do Sul, o desmatamento dos bosques naturais buscou novas fronteiras agrícolas e promoveu o plantio até a borda dos cursos d'água, com perda de vegetação ciliar, uso de adubos químicos de alta solubilidade e aplicação de herbicidas e pesticidas. A longo prazo, tal situação levou a sérios problemas associados, como perda da capacidade produtiva das terras, redução nas colheitas, degradação física, química e biológica dos solos, aumento no custo de produção, assoreamento dos rios e reservatórios, redução na qualidade e disponibilidade da água, aumento no custo de tratamento e danos à vida aquática (Overbeck et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em Perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002)

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ, Parque Estadual de Vila Velha, PR, Parque Nacional do Caparaó, MG (CNCFlora, 2011) e APA Fernão Dias, MG (Melo; Salino, 2007)

Referências

- FUPEF - FUNDAçãO DE PESQUISAS FLORESTAIS DO PARANá. Conservação do Bioma Floresta com Araucária: relatório final, Curitiba, PR, p.236, 2001.

- MEDEIROS, J. D.; SAVI, M.; BRITO, B. F. A. Seleção de áreas para criação de Unidades de Conservação na floresta ombrófila mista. Biotemas, v. 18, n. 2, p. 33-50, 2005.

- MMA-MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Proposta do grupo de trabalho preservação e recuperação da floresta ombrófila mista no estado de Santa Catarina, Portaria Ministerial 49 de 06 de fevereiro de 2002, Brasilia, DF, p.77, 2002.

- AXIMOFF, I. O que perdemos com a passagem do fogo pelos campos de altitude do estado do Rio de Janeiro?. Biodiversidade Brasileira, v. 2, p. 180-200, 2011.

- OVERBECK, G. E.; MÜLLER, S. C.; FIDELIS, PFADENHAUER, J.; PILLAR, V. P.; BLANCO, C. C.; BOLDRINI, LPILLAR, V. P.; MÜLLER, S. C.; CASTILHO, Z. M. S.; JACQUES, A. V. A. Os Campos Sulinos: um bioma negligenciado. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2009. 26-41 p.

- MORAN, R. C.; SMITH, A. R. Phytogeographic relationships between Neotropical and Africa-Madagascan pteridophytes. Brittonia, v. 53, n. 2, p. 304-351, 2001.

- MILLER, D.; WARREN, R.; MILLER, I. M. ET AL. Serra dos Órgãos, Sua História e Suas Orquídeas. 2006. 567 p.

- AXIMOFF, I.; RODRIGUES, R.C. Histórico dos incêndios florestais no Parque Nacional do Itatiaia. Ciência Florestal, v. 21, n. 1, p. 83-92, 2011.

- WINDISCH, P. G.; SANTIAGO, A. C. P. Cyatheaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB090850>.

- MELO, L. C. N.; SALINO, A. Pteridófitas em fragmentos florestais da APA Fernão Dias, Minas Gerais, Brasil. Rodriguésia, v. 58, n. 1, p. 207-220, 2007.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Alsophila capensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Alsophila capensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/04/2012 - 14:35:02